terça-feira, 11 de outubro de 2011

QUERIDO JORGE

Não sei exatamente porque, mas tive hoje vontade de escrever um pouco sobre a história do Jorge. Uma história curta que no início se misturou muito a da Helena e que teve um final trágico e inesperado. Durante a gravidez o Jorge - primeiro gemelar a ter o sexo identificado - sempre foi mais quietinho e durante os ultrassons era o bebê que era chutado pelo outro - no caso, a Helena. Ele, como todos os menininhos era um pouco maior que a Helena, mas me impressionava o quanto ela chutava, amassava e apertava o irmãozinho...era uma verdadeira farra em que ele parecia "pacientemente" estar de acordo coma irmãzinha arteira e serelepe. Quando eles nasceram Jorge chorou alto, Helena chorou baixinho, em três dias de internação na UTIneonatal ele já estava no Cpap, mexia muito e já abria os olhinhos - coisa inesperada para um bebê de 660gr e 25 semanas de gestação. Os médicos na UTI comentavam que se não tivessem certeza, pois admitiram os dois bebês (Jorge e Helena), eles pareciam ser de gestações diferentes, ele, pelo menos de 28 semanas...

Tenho que admitir que a primeira vez que vi os dois fiquei muito mal...eles eram muito pequenos, tão frágeis e acompanhados de tantos prognósticos assustadores...mas o Jorge me parecia tão esperto e forte (mesmo pequenino) que de cara me preocupei menos com ele. Ele foi muito bem até o décimo dia de vida, quando por AZAR E REPITO AZAR, o caminho dele se cruzou com o de uma profissional incompetente, insensível e acima de tudo irresponsável. Esta médica creio eu, e quero mesmo acreditar, não tem a mínima noção do que nos causou e, se ela dorme tranquilamente hoje é porque, mais ainda acredito, é um poço de insensibilidade e irresponsabilidade. Neste dia eu e meu marido a chamamos, no mínimo, quatro vezes, fora as vezes que chamamos pelas enfermeiras e técnicas. Percebemos claramente a irritação e desconforto do Jorge, ele chorava e se debatia...creiam ELE SE AFOGOU NA NUTRIÇÃO PARENTERAL, 60 ML DE NUTRIÇÃO PARENTERAL FOI DERRAMADA NO PULMÃO DE UM BEBÊ DE 700GR E NINGUÉM VIU, NINGUÉM PERCEBEU!!!!!!!!!!! Claro somente eu e meu marido percebemos, mas a dita médica nos disse que ele estava incomodado com o Cpap e que podíamos deixar que daquilo ela entendia...se entendia mesmo não sei. O que sei é que ela chegou atrasada para a troca de plantão, reclamou de cansaço pois veio direto de um plantão de 24 horas em outra CTI neo e com certeza foi descansar enquanto meu filho SE AFOGAVA NA PRÓPRIA COMIDA!!!!!!!!

Desculpem-me o desabafo, mas é de amargar que um bebê morra AFOGADO dentro de uma UTIneonatal que dizem ser "uma das mais conceituadas no estado". Enfim depois disso ele entrou em choque e somente 19 horas depois foi descoberto o que aconteceu com ele...tempo mais que suficiente para que sua recuperação se tornasse inviável. A justificativa de sempre "bebês muito prematuros têm pouquíssimas chances de sobreviver...blá, blá, blá" foi nos repetida inúmeras vezes e a explicação do que aconteceu chegou até nós por uma médica amiga que, pasmem NÃO TRABALHA NESTE HOSPITAL E OUVIU A HISTÓRIA DE UMA ENFERMEIRA INCRÉDULA EM OUTRO HOSPITAL!!!!!!!! Quando perguntamos sobre o aconteceu com ele vieram com uma explicação de sepse tardia e mais uma vez PREMATURIDADE, AO INVÉS DE INCAPACIDADE, INCOMPETÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE!!!!!!!

Enfim fica aqui a minha indignação coma perda do meu filho nestas circunstâncias absurdas e trágicas. O Jorge foi para nós muito mais do que isto, mas creio que ainda tenho que digerir esta história 1000 vezes até aceitar. Enterrar um filho não é tarefa fácil e jamais esquecerei aquele pequeno caixão branco no qual coloquei as lembrancinhas que ele recebeu e aquele corpinho sofrido, maltratado e ferido que nos foi entregue. 

Querido Jorge,

Agradecemos e louvamos a Deus pela sua vida, você é para nós um lindo presente, uma bela lembrança. Várias são as lições que aprendemos com a sua vinda, a principal delas é aquela que nos mostra o quão mais importante é a vontade de Deus e não a nossa. O nosso amor por você cresce e crescerá sempre, pois para nós não existe ausência, só um até logo mais, uma breve separação que nos faz chorar, sofrer, mas com a qual aprenderemos a conviver. Agradecemos a todos que rezaram por você e aqueles que cuidaram de você, são parte também da nossa vida, como você será para sempre.

Esta foi a mensagem da lembrança do seu falecimento, mas saiba que você vive e viverá em nós para sempre.

Um comentário:

  1. Ola Sandra, descobri seu blog lor acaso mas estou achando linda sua hiistoria eh mto emocionante. Mas penso que ess medica deveria responder legalmente pelo acontecido, el nao poderia tb vir de um plantao para outro, mtos problemas podem acontecer nesses casos. Foi um absurdo e nao poderia ter ficado assim. Sua filha eh linda, parabens.

    ResponderExcluir