domingo, 11 de janeiro de 2015

AUSÊNCIAS

Me deparei com o rascunho deste texto em um caderno (adoro cadernos, anotar, anotar) com data de 2011 e acho que ele é atual, se encaixa no que vivemos hoje, desde 2010...segue então o rascunho com alguns ajustes em forma de agradecimento neste início de ano aos nossos familiares e amigos:

Este é um texto de agradecimento, não é um pedido de desculpas ou uma tentativa de explicação (acredito que não cabem aqui nenhum dos dois). 

Nós, eu e Guilherme, e no reboque Helena, somos uma família ausente, mesmo! São pouquíssimos os eventos e comemorações, da família e de amigos que participamos depois do nascimento da Helena. Para se ter uma ideia desde 2010 passamos somente dois dias das mães com as nossas mães (minha e do Guilherme) e lá se foram cinco datas como essas...se sentimos muito? Claro! Mas não mais nos martirizamos por isso, escolhemos agradecer àqueles que, por amor, nos recebem com sorrisos e abraços valorizando a nossa presença nas raras vezes que conseguimos participar de reuniões que nos são tão caras.

E porque? A explicação é simples e passa a quilômetros de distância de um drama familiar, escolhemos pela preservação, principalmente da saúde da Helena e a reboque da nossa. A labilidade da Helena para estímulos e quebras de rotina é baixíssima, ou seja, foram várias as vezes em que depois de um evento onde foi muito estimulada ou de um horário de alimentação e sono modificados que ela passou por eventos convulsivos...sei que não é fácil entender e respeito aqueles que acreditam que nos isolamos, que perdemos o contato propositalmente, por preguiça ou acomodação. Mas como o dono do calo é que sabe onde o sapato aperta optamos por ser pais responsáveis e atentos e privilegiamos o bem estar e a qualidade de vida da família, ponto.

Mas, como colocado no início do texto este é um recado de agradecimento. Agradecemos todos os dias pela presença em nossas vidas de familiares e amigos que generosamente nos recebem com um caloroso abraço nas poucas vezes que nos encontramos! 

Homenageio aqui a família e amigos que nos emocionam com um "Que bom que vcs vieram!" que passam pela nossa casa só para um "Oi! Estava com uma saudade de vocês!" que começam tudo de novo, em um novo ano, como se nunca tivéssemos nos ausentado...acreditem, vcs estão tão presentes em nossos corações que a distância física nunca nos separará...Obrigada, vocês alimentam a nossa alma e fazem a vida ser mais leve!

Com amor

nós

(foto no aniversário de 80 anos do vovô Corinto que foi adiado duas vezes por causa da Helena!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário