segunda-feira, 22 de outubro de 2012

É O FIM DA IDADE CORRIGIDA


Pois bem, ontem 21/10 a Helena deveria estar completando (cronologicamente) dois anos. Ela recebeu, há dois anos atrás, nesta mesma data alta hospitalar e a levamos para casa no dia 21/10/2010...uma data muito importante para ela e para nós que diversas vezes pensamos que esta não seria uma realidade.

Mas enfim ela saiu do hospital e tem nos enchido de alegrias e surpresas notáveis dada a sua prematuridade e todas as complicações pelas quais passou no período em que esteve internada. O assunto hoje não é esse apesar de ontem eu ter demorado a pegar no sono rememorando momentos destes quase quatro meses de internação e da necessidade de cuidados especiais. O mantra era "Aguente firme minha pequena, não será sempre assim..." e graças a Deus não tem sido mesmo.

Pois bem a idade corrigida é tema de postagens e reportagens interessantíssimas, mas o que sempre me interessou mesmo é até quando podemos considerá-la para avaliar o desenvolvimento em todas as áreas para a Helena. O consenso é que a partir do momento que a criança completa dois anos de idade cronológica a idade corrigida para de contar, mas a neuropediatra da Helena sugeriu esperar os dois anos de idade corrigida para podermos acabar com esta "contagem dupla". Então agora a Helena tem mesmo dois anos e três meses e deve acompanhar as crianças da sua idade...será? 

Penso assim porque acredito muito em um desenvolvimento individual e diferenciado entre as crianças devido ao ambiente, as relações, os estímulos e as primeiras fases das suas vidas e de acordo com esta minha "forma" de ver a situação prefiro focar na Helena e seus avanços extraordinários para o seu histórico e menos no que ela deve alcançar em relação às crianças de dois anos e três meses. Claro que me preocupo  com seu atraso neuromotor e quando vejo uma criança da sua idade correndo, formando frases e fazendo associações bastante complexas sinto este atraso, como posso dizer...na pele!

Mas estou lutando para adotar a postura de uma mãe que reconhece o quanto a Helena se desenvolveu, o quanto ela busca e se esforça para fazer de tudo, o quanto se interessa por tudo e o quanto é esperta, amorosa e inteligente...ela é demais e para quem nasceu às 25 semanas de gestação, com apenas 600 gr, passou por diversas cirurgias, teve meningite bacteriana, e possui diagnóstico de leucomalácia periventricular bilateral e microcefalia A MINHA FLOR É UM SUCESSO, seja na idade cronológica ou corrigida!

bjocas flor linda...esta foto tá meio fora de foco mas a carinha ficou tão linda e sapeca como sempre que tive que postar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário