quarta-feira, 2 de maio de 2012

ASMA E PASSAGEM PELO PA

Pois é, prematuros têm 50 % de predisposição a desenvolver doenças pulmonares (as mais comuns: bronquites asmáticas e a asma propriamente dita); já prematuros que têm histórico familiar (pai e mãe) e moram em Ouro Preto onde o mofo é comum e geral...esta predisposição vai, acredito eu para os 120% !?

A Helena tem um padrão respiratório que revela um certo esforço, nada surpreendente para um bebê que ficou 88 dias em suporte ventilatório e sofreu de displasia broncopulmonar até o final do primeiro ano de vida, mas os fatores hereditários e a condição de umidade excessiva de Ouro Preto, que por mais cuidados que tenhamos, leva ao aparecimento de mofo acabam por formar um quadro geral difícil de evitar crises de asma.

Ela vem arrastando uma gripezinha sem febre (só aqueles sintomas chatos...o principal deles um aumento de secreção alta) há uns dez dias e como a pediatra estava em um congresso ficamos somente hidratando mais, entramos com salbutamol 2 vezes ao dia e um xarope à noite...mas não foi o suficiente porque aqui em casa por mais que a gente limpe e não exista nada de tecido ou felpudo o mofo sempre aparece...

Assim na noite de quinta - feira para sexta - feira achei que ela teve mais dificuldade de respirar e resolvi levá-la ao PA na Santa Casa de Misericórdia aqui de Ouro Preto (aliás único hospital da cidade...absurdo), fomos atendidos e já na triagem a enfermeira mediu uma saturação de 87 (incompatível com o nível de cansaço que ela apresentava, mas mesmo assim ficamos muito preocupados), encaminhada para o pediatra ele verificou um esforço respiratório considerável e na ausculta achou que ela estava chiando muito, como eu imaginava!

Passo seguinte...ataque de Berotec (três doses consideráveis em um intervalo de 40 minutos via inalação) e raio-x do tórax neste momento eu me acalmei só porque ela estava com uma carinha ótima, apesar de bem cansadinha. O pediatra disse que se a chieira não melhorasse a internação seria inevitável, aí fiquei um pouco desesperada se é que existe um pouco para desesperada...mas ficamos aguardando e ela foi melhorando o cansaço. Depois do raio-x que graças a Deus estava ótimo fomos liberados (já estávamos no PA a 3 horas), chegando em casa acampamos na sala para uma limpeza minuciosa dos quartos com lisoforme e continuamos com os remédios...lá vai mais cortisona...

No fim ela vem melhorando aos poucos mas hoje vai a pediatra para ver se realmente a crise passou...

Ufa!!!! SE ALGUÉM TIVER UMA RECEITA INFALÍVEL E PODEROSA PARA ACABAR COM MOFO PODE PASSAR...VALE TUDO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário