terça-feira, 22 de novembro de 2011

CABEÇA, JOELHO E PÉ...

Resta saber quando os pequenos deixam de ser uma "caixinha de surpresas", acho que nunca...a Helena apresenta vários atrasos no desenvolvimento motor, não rola, não engatinha e claro, não anda. Apesar de ter bom controle de tronco e cabeça além de usar as mãozinhas "normalmente" ela não consegue sair daí e então vão surgindo os problemas que são consequência do corpo não fazer o que já deveria estar fazendo. Hoje a fisioterapeuta que a acompanha aqui em Ouro Preto chamou minha atenção para o quadril da Helena.
Eu, como mãe "neurótica" já tinha reparado que a Helena está sempre "tombada" para a esquerda, ela vai tentando compensar para não cair para o lado e nesta tentativa fica com a cabeça totalmente caída para a direita...enfim um problema postural que a fisio, eu acreditava poderia resolver.
Ledo engano, como o pezinho esquerdo que virou para dentro e que as palmilhas estão ajudando a resolver o quadril possivelmente precisará de uma intervenção - de que tipo ainda não se sabe. Assim lá vai a mamãe para Belo Horizonte fazer uma avaliação com a fisio de lá e o ortopedista para ver no que vai dar. Estamos sempre no "fio da navalha" entre o "que bom que ela conseguiu sentar" e o "a cabeça, o joelho ou o pé, neste caso o quadril" precisa de uma atenção especial e de intervenção, o mais precoce possível é o que sempre tentamos. Enfim a cabecinha está tombada para a direita, o joelho esquerdo está fletido (acreditamos que devido a torção no quadril) e o pé esquerdo virou para dentro e as palmilhas são um primeira tentativa para adiar o uso das órteses...ai ai cabeça, joelho e pé...e sempre em oração porque sabemos que Deus tudo pode.

2 comentários:

  1. tava falando outro dia com uma mãe companheira q a nossa vida será sempre assim, resolvendo os pepinos consequentes de um monte de coisa q nem sabemos ainda q vão acontecer. por isso, sabe, q eu acho q a gente tem q curtir muito cada momento de paz, por assim dizer. um dia normal em nossas vidas é quase um dia de festa. e assim deve ser vivido, pois n sabemos o nos espera amanha. entao, quanto mais recarregarmos as energias e formos felizes nos dias bons, mais teremos forças durante os pepinos. e assim vamos.

    beijo nas duas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, Olha a Helena usa estabilizador?? Matis quando fez 1 aninho providenciamos um, ele ajuda na questão postural, no encaixe fêmur e quadril. A questão dos entar, embora seja um passo e tanto a fisio de Matias sempre me alertou com a questão da coluna dele e fui fazendo os exercícios necessários e ele tem respondido bem, mas tou sempre de olho, so deixo sentato por muito tempo se estou por perto e de vez enquando preciso da uma estimulada nas costas pra ele corrigir a postura, quando não estou de olho, de ixo ele sempre apoiado. Ele também pense pra o lado esquerdo, a coluna, ai sempre coloco uma apoio..também quando nãoe stou por perto, porque é importante eles tbm não ficarem dependentes desse apoio; mas olha acho que é uma equipe que tem que estar sempre atenta a isso, nós mães e os profissionais que escolhemos e o que sta fora do nosso alcance como você disse temos que confiar no cuidado do SEnhor...é correr atrás, desistir nunca ;) bjs

    ResponderExcluir