domingo, 13 de abril de 2014

40 MESES DE GASTROSTOMIA - CAPÍTULO 2: DA SONDA FOLEY AO BOTTON

Este talvez não devesse ser o segundo post sobre a gastro, mas fiquei com vontade de escrever porque o a sonda e sua substituição pelo botton, além dos cuidados com os mesmos merecem uma atenção especial. Quando a Helena colocou a gastrostomia, como os demais pacientes, ela saiu da cirurgia com uma sonda de Foley, como esta da imagem abaixo:


O balão fica dentro do estômago e é preenchido com água e não ar. Esta sonda não foi criada para a gastro, mas é uma adaptação bem sucedida. Na outra extremidade é colocado um three-way do tipo utilizado em cateteres intravenosos e a partir dele conectamos o equipo. Como estes abaixo com as "torneirinhas" de abrir e fechar.

A Helena ficou com esta sonda durante quatro meses, como ela era bem pequena e com mobilidade reduzida, passava a maior parte do tempo dormindo ou no colo foi bem fácil de lidar com esta sonda extensa saindo da barriguinha, apesar da aparência não ser das melhores a gente se acostuma. Duas dicas úteis para esta fase: 1. fazer o que eles chamam nos hospitais de "ponte" (amarrar a extremidade da sonda na barriga para não se correr o risco de puxar a sonda sem querer e dar um tranco no estoma da gastro o que pode provocar até o arrancamento da sonda); 2. medir a extensão da sonda fora do estoma e conferir esta medida diariamente, corre-se o risco da sonda ir entrando no estômago e em um dado momento migrar para o intestino. Fiz esquemas anos atrás para enviar a uma mãe e explicar o esquema da "ponte", meio toscos mas bastante úteis:






Esta alça pode ser feita para qualquer direção (direita ou esquerda), no caso da Helena fiz por muito tempo somente para a esquerda e acabei promovendo a formação de uma cicatriz fibrosa e o estoma ficou um pouco torto. Esta cicatriz acabou gerando o que é chamado de granuloma (uma protuberância avermelhada) que as vezes sangra e fica dolorido, temos acompanhado a evolução deste problema com a cirurgiã e uma enfermeira especialista em estomoterapia e até o momento não foi indicada a retirada do granuloma cirurgicamente. 

Depois dos quatro primeiros meses com a utilização da sonda de Foley a cirurgiã indicou a substituição pelo botton, no caso da Helena a sonda Mic-Key do fabricante Kimberly Clark (http://www.br.mic-key.com/). Esta sonda chamada de "baixo perfil" é bastante confortável e de fácil manuseio, além de tudo o risco de ser puxada ou de machucar o abdome é baixíssimo. Existem outros fabricantes deste tipo de sonda, mas a Helena usou somente esta marca até hoje, indicação da cirurgiã que fez a gastro e que faz a troca regular dos bottons (que deve ser feita a cada seis meses). O botton é bastante fácil de manusear e os cuidados de limpeza do estoma continuam os mesmos, lavar com água morna e sabão neutro e secar com gaze estéril depois do banho; já depois de cada refeição verificar se não ficou nenhum resíduo em volta do estoma o que pode causar irritação e até ferir a pele que fica bastante sensível ao redor.

Existem vários depoimentos e histórias sobre crianças, adolescentes e adultos com vidas ativas e uso da sonda Mic-Key por diversos motivos e como colocado pelos próprios o botton é quase imperceptível para quem não sabe que estão usando. Fora a questão da percepção que, as vezes, pode ser desagradável para o usuário da sonda, o baixo perfil não limita nenhuma atividade, nem a prática de esportes, por exemplo.


2 comentários:

  1. boa tarde estou aflita em busca de ajuda..eu tenho um filho com 3 aninhos ele nasceu com atresia de esofago sem fistula e ficou por mais de 2 anos usando esse botton..ha 6 meses ele fez a cirurgia definitia e retirou o boton com um mes depois..hj fazem 5 meses q ele ta sem o botton..mas o furinho nao quer fechar estou buscando soluções para fechar naturalmente sem precisar voltar ao centro cirurgico,,vc sabe algum metodo..tem que cicatrizar por dentro e por fora da barriguinha porque ta vazando liquido do estomago..fico no aguardo e agradecida...e-mail lizarodrigues_07@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Depois de seis meses de gastrostomia a cicatriz estava linda e perfeita. Só que fazem três dias que apareceu uma bola envolta da sonda. Não sei oque é e nem oque fazer. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir