quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CRISE CONVULSIVA PARCIAL COMPLEXA

Eis o nome do evento que a Helena sofreu durante a sessão de fisioterapia hoje. Acho que depois do evento ocorrido três meses pós alta da UTI este foi o que mais me assustou. Acredito que é porque quando as coisas vão bem, o desenvolvimento está ótimo a gente relaxa e simplesmente esquece das possíveis sequelas  que uma lesão cerebral de base pode trazer. Enfim entrei em pânico total quando a Helena ficou molinha, com olhar fixo, cianótica e sem falar uma palavra. A fisioterapeuta na hora falou que achava melhor levá-la ao hospital e a impressão que eu tinha era que a coisa começou com uma certa dificuldade em engolir e ainda esperava que ela melhorasse...

Aí ela foi ficando molinha, como se estivesse com a pressão muito baixa e já sem os olhinhos parados não falava uma só palavra, nada...como estava sozinha com ela a recepcionista da clínica foi comigo à Universidade buscar o Guilherme que estava em plena aula...coitado quase morreu de susto quando me viu aos prantos procurando por ele. Achei minha reação muuuito diferente das que tinha quando coisas mais graves aconteciam na UTI, lá eu era forte e recebia notícias bombásticas sem derramar uma lágrima...hoje me debulhei nelas enquanto não sabia o que fazer com a Helena.

Ela ficou mais ou menos um minuto se resposta motora e uns trinta minutos sem pronunciar uma palavra, perguntávamos alguma coisa e ela parecia querer responder mais não conseguia, que aperto! No fim esperando para sermos atendidos pelo pediatra ela começou a falar e na hora da consulta já estava normal, mas fiquei muito preocupada porque já vinha notando um comportamento estranho da Helena nos últimos meses, ela parecia ter dificuldades para respirar e depois ficava prostrada e cianótica. Como mãe neurótica que sou já havia relatado os episódios para a neuro e para o meu marido, mas nenhum dos dois acreditaram muito...sabe quela coisa do tipo "você é exagerada", pois bem continuamos então a retirada do anticonvulsivante e hoje isso! 

Cheguei do hospital e liguei para a neuro que mudou a medicação e pediu que ficássemos atentos a ela...mais impossível! Ela está bem, praticamente normal, só um pouco mais irritada, mas acredito que ela também ficou assustada...pudera mamãe chorando e papai correndo...aff

A neuro diagnosticou (principalmente pela ausência da fala) uma crise parcial complexa, segundo estágio para se chegar a uma crise generalizada, há três ou quatro meses atrás durante a noite eu acredito que ela teve uma destas crises, mas como só eu vi caiu sobre mim o descrédito geral...enfim estamos aí tentando e percebendo que por mais atentas que sejamos sempre é possível um acontecimento que foge inteiramente ao nosso controle...é a sina de ter em casa uma caixinha de surpresas!

te amo pequetita!!

3 comentários:

  1. Que judiaria, fiquei com o coracao apertado por ti minha amiga, so imagino a angustia. Os tempos de UTI eram tempos de choque, as reacoes nao eram normais....normal eh a reacao de medo hoje.

    Pensando em voces, na Heleninha e orando que tudo estara bem.....sempre!

    Beijos
    Rita e Bella

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sandra
    Vim conhecer sua Helena e a história de vcs. Linda sua filhota, parabéns!
    O melhor que podemos fazer é entregar a "caixinha de surpresas" a Deus, não é? Só Ele p/ nos dar direção e forças p/ continuarmos em pé, quando nossos filhos sofrem.

    Sempre passarei por aqui.
    Obrigada por nos acompanhar.

    Bjins meu e do Reizinho.

    ResponderExcluir
  3. Sandra, a sua neuro n falou pra vc ficar sempre com um supositório de diazepan por perto? desde q o Antonio teve a primeira crise focal ano passado, tenho na mochila da escola, na minha bolsa, em casa, na casa da minha mãe... na segunda vez q ele teve, pus em casa e ele voltou bem rápido. é um alento q tenho hj. principalmente em casos como esse de estar viajando, no interior! é uma segurança a mais. conversa com ela. normalmente, é preciso mandar manipular. mas tem um gringo que chama Stesolid 5mg que tem uma validade maior, de dois anos. Enfim, provavelmente vc deve estar super bem assessorada, mas é q me identifico muito com seu pânico. eu tb estava totalmente relaxada qdo antonio "parou" em julho do ano passado. n desejo aquele medo a ninguém. mas da segunda vez, quando vi q coloquei o supositório e foi rápido, foi bem mais tranquilo.
    beijinhos!

    ResponderExcluir