domingo, 18 de novembro de 2012

O SALDO "POSITIVO" DA PREMATURIDADE

Admito que será um esforço sobre humano, mas tentarei fazer posts mais frequentes neste final de mês de novembro falando da prematuridade e da minha experiência sobre ter uma filhota prematura...

Este primeiro post é em homenagem à Rita Corrêa do Botõezinhos (www.botoezinhos.com) com quem me identifico, apesar de não conhecer pessoalmente, mas que posso considerar uma amiga do mundo virtual. Ela tem me ensinado através de sua visão, digamos otimista, do que a prematuridade pode trazer de positivo para as nossas vidas...aff...ela também sente o peso de ter um filho prematuro extremo, todas nós sentiremos para sempre, mas tem sempre algo positivo a dizer sobre isso e é este o exercício que farei este mês.

Pois bem a prematuridade tem um lado positivo? Sabe aquela frase "se te derem limões faça uma limonada"? Pois é...é mais ou menos neste caminho, mas no caso da prematuridade temos que sair procurando toneladas de açúcar para ver se esta limonada se torna mais doce...é o que vou fazer neste post.

Sei que me transformei em outra pessoa depois do que passamos com a Helena e tendo sempre a achar que mudei para melhor porque se olhar só para uma das qualidades que adquiri talvez já tenha valido a pena: ganhei uma paciência infinita...não espero nada mais para hoje ou amanhã (em relação à Helena, é claro), o que a Helena me oferecer é lucro e nunca fico aguardando ansiosamente por uma palavra, ou gesto, ou passo, ou nada...fico só na comemoração!!! Sempre acho que está MARAVILHOSO, que tudo que ela faz é fantástico e tenho conseguido passar da fase do comparar com outras crianças para comparar com outras fases dela. Este sim foi um exercício exemplar e me surpreendo a cada dia com seu imenso desenvolvimento.

A prematuridade abre nossos olhos para a presença dos nossos filhos em nossas vidas, já falei deste assunto outras vezes aqui no blog, mas acho que sempre é bom frisar, não há nada que se compare a ter seu filho a seu lado, seja em que condições ele estiver, ele está ali, ao alcance das suas mãos, dos seus beijos e abraços...realmente não tem preço. Depois de ouvir diversas vezes: "se ela sobreviver...se ela passar de hoje" ela ESTAR AQUI já é o máximo.

Enfim...não vou me alongar demais...acho que já consegui muito...hehe...achei que ia pegar os limões e levar para a feira de volta, mas até que consegui um copinho de limonada, né não?

Para minha pequena, razão dos meus sorrisos e da minha vida, você é a luz dos nossos olhos...te amamos.

Para a querida Rita, que com seu jeito doce de falar de coisas amargas ajuda muitas mães como eu a seguir em frente olhando a prematuridade de uma forma diferente...



Um comentário:

  1. Ah minha amiga, me emocionei demais com este texto.
    Muito obrigada!

    Mas quem tem muito a me ensinar é tu e não o contrário.

    Quando vejo tudo o que voces passaram com o nascimento das crianças, com a perda e passagem do Jorge, com a luta da Helena, és tu quem tens muiito a me ensinar!

    Cada mae sente do seu jeito mas eu sei que no fundo sentimos igual, aqueles dias interminaveis de apitos, de monitores, de medo, jamais serao esquecidos, e aquele medo do "se ela sobreviver a isso, a aquilo", vai ficando para tras mas jamais sera esquecido.

    Quisera que fosse, mas sabemos que nao pode ser
    :(

    Bella ja tem 3 anos e de certa forma alguns aspectos sao mais dificeis hoje, nao sei por que. Eu sinceramente acho que devia ter feito terapia na epoca e depois, e nao fiz, me arrependo muito.

    Mas ja prometi a mim mesma que se eu um dia engravidar novamente, junto com o teste de gravidez vira a terapia, pois eu sei que nao terei forcas para lidar com isso de novo sem me tratar.

    Muito dificil, tu me entende, sei que sim.

    Beijos imensos para ti e Heleninha, minhas fontes de inspiracao sempre!!!!!

    ResponderExcluir