domingo, 30 de setembro de 2012

SER MÃE É PADECER NA PARAÍBA ??!!

Esta é uma frase que ouvi diversas vezes de uma secretária (do lar) que me acompanhou por um longo tempo ainda solteira e depois de casada, a Lili, ótima pessoa e que criou seu filho praticamente sozinha com muito zelo e amor...saudades...mas enfim porque a emprego da mesma hoje? Pensamentos que tenho, no pouco tempo livre para eles e que me deixam sempre preocupada com a mãe que tenho sido e que vou ser...acho que estes pensamentos afligem TODAS as mães contemporâneas que trabalham e assim tem seu tempo de dedicação ao filho ou filhos diminuído.

Sem desmerecer, julgar ou comparar, nós mães de crianças especiais que necessitam de acompanhamento de inúmeros profissionais e que tem uma rotina de terapias todos os dias da semana acredito que temos mais dilemas com este tempo...sofro quando não posso acompanhar a Helena na fisio, ou na to ou na fono, mesmo sabendo que é o meu marido que vai com ela, mas venhamos e convenhamos por melhor que seja o pai (e o Guilherme é um pai fantástico) mãe é mãe, né gente? Sofro quando tenho que sair e deixá-la em casa...aff...quando escrevo vejo que estou exagerando...ou não? Na verdade não sofro porque acho que ela vai ficar mal cuidada ou que ela vai sentir minha falta (ela sente mas nada que o pai não possa sanar) sofro por mim mesma que nestes momentos acredito que as minhas outras atividades podem ficar para depois e a Helena nunca!

Hoje ao tirar um curativo que coloquei em volta da gastrostomia (com micropore que ficou agarradinho naquela pele fininha, ai, ai, ai!) estava concentrada tentando tirar sem causar muita dor e meu marido do lado  tagarelando enquanto a Helena colocava a mão e tentava se desvencilhar de mim...no desespero da situação e cansada como ando (daí o meu maior dilema quanto às outras atividades!) falei de uma forma que na hora não achei ríspida: "Helena filha, a mamãe sabe que está doendo, mas eu tenho que tirar!". Na mesma hora meu marido parou de falar o que nem sei que ele estava falando e disse "Você quer que eu tire, você está meio impaciente...". Aí olhei para a Helena que estava imóvel olhando para mim e parecia sem coragem de colocar a mão ou reclamar do que eu estava fazendo...meu coração se partiu em milhares de pedaços minúsculos...quase chorei...mas acabei de tirar o curativo e dei uns apertõezinhos na fofucha!

A Helena precisa sim de cuidados especiais, eu como mãe não acho pesado e nunca reclamo, porque ela lida muito bem com a situação e nós, seus pais, adultos e responsáveis por ela temos amor mais que de sobra para nos dedicarmos de corpo e alma à estas funções que ela demanda a mais que as outras crianças. Mas, as vezes, e na maioria delas devido ao acúmulo de funções fico impaciente sem perceber e depois passo séculos me martirizando por isso...então é isso SER MÃE É PADECER NA PARAÍBA! Não porque a Helena me dê trabalho, não dá, não que me sobrecarregue, mas porque sempre me questionarei se sou boa o suficiente como mãe, já que não posso ser só mãe...e bem que eu queria, viu! Olha só se não vale a pena?!!








Minha princesinha...te amamos!!!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

BISCOTOSSSSS !!!!

Tinha outros posts para publicar antes deste, mas me deu vontade de compartilhar...

A Helena, desde que começou coma fono aqui em Ouro Preto, duas vezes na semana, e com os antialérgicos e medicamentos para redução da adenoide tem estado mais "aberta" a experimentar alguns alimentos, mas nada tão apetitoso para ela do que estes Biscotossssssss!!! como ela diz. Tentamos claro que ela experimente de tudo, principalmente se estamos comendo também, mas desde a primeira vez que experimentou estes biscoitinhos ela sempre pede quando vê e hoje comeu simplesmente quatro :) !!! inteirinhos. Vamos picando os pedacinhos e colocando na mãozinha dela para que ela mesma coloque na boquinha...pedacinho + pedacinho e OHHHHH!!! Em 20 minutos lá se foram quatro biscoitinhos...e VIVA a Lelê !!!!!

O biscoito é este de leite e coco da piraquê que é ótimo porque se dissolve rapidinho na boca evitando o perigo do engasgo com pedacinhos...

Simples e gostoso assim...quero só ver na hora do brócolis, do espinafre e da beterraba...hehe...mas por enquanto vou me dar ao direito de comemorar !!!! VIVA !

sábado, 22 de setembro de 2012

EU SOU FOFA...DEMAIS !!!!!

Então para não ficar só nos posts de de troca de informações úteis e sobre tratamentos, dietas e exames vai aqui um que trará leveza e fofurice a este blog...

A Helena é e sempre foi muito fofa, além de ser lindinha e fofinha (literalmente do tipo bochechuda, rolicinha e cochuda) ela entrou em uma fase que além de repetir tudo, mas tudo mesmo, que falamos ela já entende o que é fazer uma gracinha e é claro receber a recompensa...carinhos, risadas e se tornar o centro das atenções...adora! Para nós, pais, o que mais importa é que ela tem demonstrado um desenvolvimento cognitivo com pouco atraso para a idade cronológica dela e com uma facilidade em se comunicar que nos tranquiliza bastante...mas é claro que babamos, como qualquer pai ou mãe com as fofurices e malandrices que ela tem feito...seguem aí alguns exemplos:

. começaram as birras...aff...no caso dela bate com as duas mãozinhas nas bochechas e fala "dói...dói..." além de chorar é claro...mas convenhamos que ser contrariada dói mesmo!! hahaha
. "não... pode!" com os dois dedinhos balançando em riste...faz isso para qualquer coisa que ela sabe que não pode, tipo pegar celular, óculos, mexer no microondas e etc..
. Papai e Vovôs chamados pelos nomes quando não atendem por papai e vovô: Guieeerme!!! Gui!!! Céiiio!!! Corinto!!! Demais né? Acho qu o meu nome mesmo ela não sabe...é só mamãaaaaaaaaaaaaaae!!!
. conta até 15...absurdo!!! Acho que é por causa do corticóide inalatório que precisa de 20 segundos com o espaçador na boquinha, aí já viu...começou contando até seis, depois até dez e agora até quinze...
. completa as musiquinhas que a gente sempre canta com ela...
. decorou os nomes dos Backyardigans e dos componentes do Hi-5, até aí tudo bem, mas temos que incluí-los na lista das pessoas pelas quais rezamos um ave-maria todas as noites...até Tayrone recebe oração aqui em casa gente!
. nossos escapulários são diariamente beijados por nós, diversas vezes ao dia..."mãecé...beja...beja!" e "paicé...beja...beja!"...traduzindo (mãe do céu e pai do céu)
. quando vamos levá-la para trocar fraldas ou dormir e a tiramos do lugar que ela está brincando e pressentimos uma birra começamos a pular com ela no colo falando Helena! Helena! como uma torcida, aí ela abre o sorriso e completa "já ganhô, já ganhô!", de onde veio ninguém sabe! Hehe
. agora está adorando bolinhas de sabão, antes morria de medo...pede o dia inteiro "sabão...sabão!!!" Começamos a fazer e ela se distrai (todas as vezes) e aí paramos, no mesmo segundo ela vira para nós e repete com as sobrancelhas cerradas "sabão...sabão!!!", pode?
. a Helena recebe suas longas dietas sentada em uma cadeira de refeições infantil, várias fotos dela aqui no blog a mostram sentadinha na cadeira. Pois é, na maioria das vezes estamos sentados ao seu lado brincando com ela na mesinha ou ligamos a tv e ela se diverte com algo que gosta. Nestes momentos aproveitamos para levantar da cadeira e ir fazer alguma coisa  e não é que a danada agora fala "Mamãe senta, senta, senta!!!" e puxa o encosto da cadeira, depois que sentamos, eu o pai dela, ela sorrindo avisa "assentou...!"...
. cismou com uma boneca de princesa que é de um dos personagens do desenho que ela gosta, quando a bonequinha aparece em cena ela faz um "hummmm, que iinda! Uhu! Pincesinha!!...vou te falar, difícil de aguentar sem amassar, viu?

estas são algumas das malandrices e fofurices da Helena que nos encantam e nos matam de alegria! Te amamos princesinha!!!



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MEMO SHOES

Compramos para a Helena devido à indicação da Lílian mãe da Lara (lilibeleza.blogspot.com) que também adquiriu, esta linda botinha...




A Helena ainda não anda sozinha, vem cumprindo bem devagar e no ritmo dela as etapas para andar: firmou o pescoço, depois o tronco, depois rolou, depois sentou, depois fez os movimentos de rotação, aí veio o engatinhar, o levantar apoiada em móveis, o andar de lado segurando nos móveis, depois segurando nas nossas mãos e agora segurando em uma mão só..."daí não saio, daí ninguém me tira"... haha...vários meses assim...com fisio e ortopedista afirmando que só falta um empurrãozinho...só mais um pouquinho...e este pouquinho não vem...se acho que está bom, está ÓTIMO, MARAVILHOSO!!!! Mas se é o bastante e se é tudo que ela tem a oferecer só o tempo dirá...

Eu mãe "louca e obstinada" como dizem por aí não fico satisfeita com tudo que dizem e quero sempre que a Helena seja bem assistida e tudo que pode ser feito para a melhoria das suas condições seja executado a contento e em tempo. Assim buscando para os pezinhos hiperpronados uma solução usamos os tutores SMO dos quais já falei aqui, não foram muito eficazes além de machucarem as áreas mais sensíveis...partimos então sob a orientação do ortopedista para uma botinha ortopédica e achei a Memo Shoes, na verdade um calçado ortopédico indicado não só para crianças que apresentem algum problema nos pezinhos, mas para os primeiros passos de qualquer criança.

Esta bota pode ser pedida diretamente pelo site www.memoshoes.com e a entrega é feita em qualquer lugar do mundo sem taxas :o !!! Pedido feito e sessenta dias para a entrega...Helena começou a usar e se adaptou super bem, mas sem a botinha cadê que os pezinhos ficam na posição correta : ( ? O ortopedista aprovou, a fisio ainda acha que existe a necessidade de um tutor mais longo porque ela tem pouca estabilidade e eu? Eu não durmo de preocupação porque acho e acredito que realmente a Helena não vai demorar a adquirir uma marcha independente, mas com que qualidade? E os pezinhos?

Mais uma novela que se iniciou com ritmo e drama das mexicanas, no nosso caso o enredo é sempre o mesmo: vários profissionais com opiniões diferentes e nós pais no meio deles como cucarachas tontas...aff!!! Tendo a confiar mais nos fisioterapeutas porque acompanham de perto as evoluções e a forma como são adquiridas, mas o que fazer? Luz, luz, alguém tem alguma? Nem que seja a indicação de um FABULOSO ortopedista fora de Minas para uma outra e milésima opinião !!!!

Hoje antes do banho deixei a Helena andando descalça (segundo o ortopedista ela ainda está com os pezinhos hiperpronados porque não anda descalça e porque anda pouco - justificativas: cinco horas diárias sentada tomando suas refeições via sonda e Ouro Preto - andar descalça aqui é sinônimo de GRIPE, SECREÇÃO E ITES AFINS)  e me deu uma vontade de chorar...sem a botinha ela perde o equilíbrio e o tornozelo esquerdo quase que encosta no chão... : (

Sem ainda uma solução satisfatória o que queria mesmo falar e mostrar é que as botinhas Memo são ótimas, além de muito confortáveis e lindinhas, valem a pena. O preço é U$ 160,00 de quase todos os modelos e só mais uma dica: não comprem de nobuk como eu fiz porque é muito difícil de limpar...aff!!! Haja spray para este tipo de couro ou água com vinagre.

E para não perder o hábito...vamos em frente, porque a Lelê...haha...esta não para!!!



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MONILÍASE E CANDIDÍASE


A Helena teve alta da UTIneo com Monilíase e Candidíase, ou seja, o popular "sapinho" e o que chamamos de Cândida na área "perivaginal", não sei como começou, acredito que com uma contaminação fúngica dentro da UTI mesmo, mas teve alta com recomendação do uso do Daktarin na boquinha e do Cetoconazol   na vagina. Em poucos dias a situação se resolveu, mas a ocasião virou repetição (no caso da Candidíase) e então começamos a nos preocupar, íamos controlando com o Cetoconazol, mas este ano com o uso de antibiótico em dois ciclos de 14 dias a situação saiu do controle e ficou tudo em carne viva literalmente...um aperto só porque ficamos muito receosos com a possibilidade de desenvolvimento de uma infecção secundária já que eram feridas abertas dentro de um ambiente úmido, quente e contaminado - a fralda.

Acabamos optando por um exame mais minucioso na UFMG feito via coleta local e que nos indicasse com maior índice de acerto quais eram os fungos presentes e a que medicamento são sensíveis, o Cetoconazol parecia não fazer mais efeito. Parece uma situação bastante comum e acredito que diversas mães já passaram por grandes apertos com assaduras, a Candidíase não é muito comum em crianças devido à estabilidade hormonal, mas no caso da Helena o receio maior estava em uma contaminação do orifício da sonda. Procuramos sempre, mesmo de madrugada, lavar as mãos antes e depois da troca de fraldas, para manipular a sonda nem se fala...é de praxe usarmos aquelas escovinhas descartáveis com clorexidina que os médicos usam em centros cirúrgicos, mas a própria Helena as vezes com suas mãozinhas ágeis e inquietas coloca a mãozinha lá e cá e é claro ninguém está livre de um descuido e a contaminação é um risco real neste caso...

A situação foi se arrastando e uma pediatra que atendeu a Helena em Mariana sugeriu a retirada do lenço umedecido por algodão e óleo mineral nas trocas de fralda, além é claro dos banhos de sol locais e quando isto não é possível o uso do secador de cabelos em todas as trocas...O teste feito mostrou que as colônias de fungos eram de Candida albicans, a mais comum mesmo, mas que já estavam resistentes ao cetoconazol, ao fluconazol e aos demais "zol" da vida e sensível à nistatina que começamos a usar combinada com o óxido de zinco (comum em pomadas contra assaduras). A partir daí as coisas foram melhorando...até claro ela começar com o antialérgico Montelair que como todos os outros desta linha desregulam as funções intestinais causando diarreia que, claro provocou assaduras e que claro, disparou o gatilho da Cândida...afff!!! :(

Enfim, a Helena está com Cândida de novo e estamos esperançosos que com a inserção de alguns alimentos que dividirei com vocês no próximo post a situação melhore...e se alguém tem alguma sugestão ou tratamento que fez efeito POR FAVOR divida conosco...

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

NOVIDADES "GASTRONÔMICAS"...

A Helena retornou, depois de três meses, à nutricionista para controle da dieta e acréscimos, trocas e modificações possíveis e necessárias a partir da primeira experiência. tenho que dizer que foram várias as mudanças percebidas depois de firmada a primeira dieta indicada, dentre todas gostaria de destacar duas:

1. Diminuição até acabar por completo a halitose que ela apresentava mesmo com as escovações dos dentes e da língua e dos vários golinhos de água que toma ao longo do dia;

2. diminuição sensível dos gases e dos incômodos trazidos por eles;

Assim chegamos a conclusão de que funcionou bastante bem a troca da alimentação com ganhos circunstanciais e uma mudança importante do perfil da Helena sempre acima na curva de peso e, apesar de acima também na de estatura (para a idade cronológica, nem é a corrigida) um desajuste no IMC (Índice de massa corporal) tendendo ao sobrepeso e hoje na curva de peso normal e um pouco acima na de estatura o que nos dá: sem sobrepeso e até um pouco fininha...

Mas nesta segunda consulta a nutricionista diante dos que podemos chamar de bons resultados fez algumas muitas modificações que divido com vocês no intuito de informar acreditando que, claro, cada criança tem suas necessidades e equilíbrio e deve ter sua dieta balanceada de forma individual. Aí vai:

- Inserção da Quinoa em Flocos: 2 colheres de chá por dia misturadas a sucos ou vitaminas (1 colher em cada refeição, no caso da Helena);

- Inserção do cubo verde: mistura de couve orgânica com hortelã (congelado em cubos do tamanho dos das forminhas de gelo) - um cubo por dia no suco, atenção porque este cubo deve ser utilizado com cuidado já que o hortelã dependendo da quantidade pode trazer problemas no trato gastrointestinal em crianças;

- Inserção da biomassa de banana verde: um purê de bananas verdes cozidas e também congelado em forminhas de gelo que pode ser inserido em qualquer refeição, no caso da Helena em uma vitamina de frutas que é seu lanche de final de tarde;

- Inserção do suco de Cranberry: ainda não pesquisei mais benefícios deste suco, mas para a Helena ele entrou na sua dieta para ajudar no combate e prevenção da Candidíase, começa aqui a luta de "dentro para fora" contra nosso inimigo perseverante;

- Combinados ao Cranberry teremos suco de Açaí ou beterraba ou kiwi: parece que esta combinação potencializa a absorção do que é oferecido pela cranberry;

- troca do óleo de linhaça pelo óleo de peixe: a diferença é que o óleo de linhaça tem na sua formulação ômega 3 e 6 e o de peixe somente o ômega 3 - vários dos alimentos citados acima possuem o ômega 6 e por isso o equilíbrio na dieta da Helena será através da troca de óleos...

Essencialmente é isto, ela continua sem o leite só com a fórmula e também permanece o probiótico que parece ser o responsável pelo fim da halitose - ela ficou três dias sem e a halitose voltou, daí a minha desconfiança de que ele é o benfeitor...

Quero só ver quando a dieta começar a ser feita via oral se vou conseguir a proeza desta alimentação balanceada e saudável....hahaha !!!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A TEMIDA VIDEO FARINGO NASOLARINGOSCOPIA

Só o nome do bendito exame já é uma novela...então a Helena fez este exame ainda na UTIneo e foi ele que levou ao diagnóstico de incoordenação grave de deglutição e paralisia das pregas vocais esquerdas - este diagnóstico foi decisivo para a opção de colocação da gastrostomia e finalmente para a alta da Helena. Enfim, este exame deve ser repetido, esta é a conduta mais prudente e comum depois de aproximado um ano de tratamento fonoaudiológico pós-alta hospitalar - este segundo resultado (em conjunto com a situação clínica da criança) avalia a possibilidade de aspiração de alimentos líquidos e pastosos e da própria saliva pela criança impossibilitando assim a ingestão de alimentos via oral.

Dentre as sequelas que a Helena apresentou até então a dificuldade em deglutir tem sido a de mais difícil reversão, ela não teve pós-alta hospitalar pneumonias de aspiração e não apresenta escape de saliva - ou seja, não baba e por isso acreditamos que ela deglute a saliva que produz (em quantidade menor que uma criança da sua idade devido a ausência de ingestão de alimentos via oral) sem maiores problemas. Este quadro clínico leva a crer que ela não mais possui problemas para deglutir, mas...o famoso mas...ela tem sim uma dificuldade em deglutir e se engasga com facilidade até mesmo com um aumento de secreção, coisa comum neste tempo frio e seco.

A Helena começou o tratamento fonoaudiológico ainda dentro da UTIneo e já passou por algumas profissionais, a mais longeva foi a Carla Menezes (Cacá para a Helena) que ainda faz pelo menos um acompanhamento mensal com ela. Neste último mês conseguimos uma profissional em Ouro Preto com experiência em disfagia e que trabalha na APAE, assim a Helena vai ganhar um ritmo com os atendimentos de fono que aconteciam semanalmente ou quinzenalmente em BH - poucas sessões mensais dentro das nossas possibilidades de tempo e deslocamento - mas...TODAS as fonos que acompanham a Helena pediam o exame título deste post para conhecer as condições de deglutição reais e atuais da Helena visto que ela cresceu muito e "maturou" muitas das funções neurológicas desde que saiu do hospital.

Porquê ainda não tínhamos feito o exame?...porque estávamos (eu menos o pai dela mais...muito mais...) receosos quanto ao exame em si e os engasgos que ela sofreria na sua execução...aí protelando, protelando...acabei perdendo a paciência e marcando uma consulta com a otorrino que atendeu e acompanhou a Helena na UTIneo - que já não era mais a que a acompanhou pós-alta. Outras questões a serem investigadas no exame e que podem prejudicar não só as questões de deglutição da Helena: amígdalas gigantes e adenoides. Enfim dia 29 de agosto fomos para a consulta e para uma conversa e uma milésima explicação do exame, suas consequências e sua imperiosa necessidade neste ponto do tratamento da Helena...

Conversa vai, conversa vem...examinando a Helena percebo que a médica estava se preparando para fazer o exame...e tchan...nos pegou no pulo e fez o exame na consulta...haha...não houve nem tempo e nem espaço para discussões e ressalvas. O exame correu bem, a Helena realmente engasgou bastante, mas nada que a tenha prejudicado muito...enfim vencemos mais esta etapa que estava me tirando o sono...Resultado:

As amígdalas não são gigantes, mas bem maiores que o convencional - esperaremos mais um pouco para ver se será necessário um procedimento cirúrgico. Não, não e não!!! : ( ;

A adenoide é fora do normal (obstrui 80% das cavidades nasais) daí a explicação de porque a Helena é respiradora oral e do ronco (de adulto acreditem) quando dorme - acompanhamento e entrada de dois novos medicamentos: um corticoesteroide de inalação para diminuição e um antialérgico em suspensão (sachês) administrado via oral, prazo para um resultado efetivo 60 dias, depois pensar em cirurgia - Aff!!! Não, por favor!!! : ( ;

As pregas vocais esquerdas estão ainda paralisadas (posição mediana), sem reversão - consequência: voz rouca, com amplitude menor e um pouco mais de dificuldade para respirar - nada que não soubéssemos ou desconfiássemos e nada também que vá trazer problemas graves para o desenvolvimento da Helena;

Deglutição em perfeito estado! UHU! Nada de saliva paralisada e de incoordenação - a Helena está liberada para todas as consistências, mas claro com parcimônia e acompanhamento da fono que vai ter que trabalhar muito junto conosco para que a Lelê aceite os alimentos e com o tempo possa diminuir a nutrição via sonda e quem sabe até retirá-la no futuro !

Enfim o saldo foi positivo e não foi tão agressivo quanto pensávamos...somente os nossos pobres coraçõezinhos saíram dilacerados do consultório...aff...como sofremos com nossos pequenos...a Helena mesmo depois do exame traumático e ainda choramingando soltou um "Obregado..." para a médica quando ela ofereceu um palitinho com sabor...Oh dó! Vamos que vamos rumo à apreciação dos bons sabores da vida...na torcida e com fé de que Lelê vencerá mais este obstáculo!!!


P.S.: este exame é executado com a inserção de uma sonda com câmera pelo nariz até a faringe...muito chato...a Helena não sangrou apesar do nariz mínimo que tem, mas muitas crianças têm vasinhos rompidos durante o exame e o sangramento até pode provocar engasgos e o sangue se aspirado pode causar problemas gravíssimos...daí nossas ressalvas nem tanto infundadas...

domingo, 2 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO DA LELÊ !!!!!

Pois é, não tenho conseguido postar...assim recorro a figura do "MINI FLASHBACK" para o aniversário da Lelê mega atrasado:


Este era para ser um super post especial...mas dentro das possibilidades de tempo da mamãe fica o registro singelo de uma data mais que importante o nascimento dos meus tesouros: Helena e Jorge!!!!

Como este ano o dia 11/07 caiu em uma quarta-feira cantamos eu e Guilherme um parabéns para a Lelê aqui em casa com duas velas em cima de dois pedacinhos de bolo e no dia 15/07 (domingo) nos reunimos com a família para uma missa e um almoço super agradável no restaurante Quintal Pampulha em BH (aliás fica uma dica para quem mora em Belo Horizonte ou cidades próximas de um local agradável e com uma "comidinha" para lá de deliciosa...humm!!!)...As lembrancinhas eu mesma fiz com toda a minha "super habilidade" haha, quase deu certo (peço desculpas a Rita porque mesmo em cima da hora ela tentou e tentou nos atender) com a querida Rita do Botõezinhos que quem se interessar tem preços e peças incríveis e super fofas para uma decoração personalizada de festas (www. botoezinhos.com).

A data do nascimento da Helena e do Jorge é muito importante nas nossas vidas, este ano não farei retrospectivas e nem criarei expectativas quero só desejar a minha pequena princesa muita, mas muita saúde e todas as bençãos de Deus para o nosso pequeno milagre...PARABÉNS FOFUCHA !!!!!

seguem fotos primeiro do dia 11 e depois do dia 15 com bolinho e cup cakes de borboletas !!! Além das lembrancinhas que mamãe fez...haha!!



dia 11- Mamãe tenho medo das velinhas estão pegando fogo!!!!!!!!!!


quer apagar mas não tem coragem - ficava falando assim "sópa papaí...sópa mamãe...!!!!


lembrancinhas "by" mamãe sem tempo...hehe


Missa na Igreja São José - dia 15 - a família toda agradecendo pela vida do nosso pequeno grande milagre!!!!

Restaurante Quintal Pampulha


restaurante delicioso e família marcando presença...obrigada a todos!



bolinho e cup cakes super bem feitos e gostosos - fica a dica para quem é de BH - Honey Cakes



Gente este balanço foi a maior atração para a aniversariante !!!! AMOU e ficou muito tempo por lá com outras crianças e com a priminha Juju..."baanço...zoom...zoom!!!"




Parabéns com o papai e a mamãe...ainda com medo da vela...hehe...quem sabe ano que vem este medo diminui...


passeando com o Dinho...


curtindo as galinhas empoleiradas com a priminha Juju


abrindo os presentes com a Dindinha e Juju


e só para terminar...pós festa...minha mamãe e meu papai deixaram que eu provasse o bolo...doce (literalmente) ilusão...hehe...olha a cara para o recheio de trufa de chocolate do bolo...só gostou da sujeira...mas já é alguma coisa...


agradecimentos especiais a Tia Lu que cedeu gentilmente as fotos que carinhosamente tirou no dia do aniversário...as do papai não foram as melhores...sorry papai...haha